quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Entrevista com Dr.Liliane Opperman médica Nutrológa e Ortomolecular

 

Medicina ortomolecular e nutrologia
 
Entrevistamos a Dra. Liliane Oppermann que é Médica Nutrologa, título de Especialista pela ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia) e Diretora da Associação Médica Brasileira de Ortomolecular (AMBO). Também pela ABRAN é capacitada em Nutrologia Esportiva, Diabetes, Obesidade Infanto Juvenil e em acompanhamento pré e pós Cirurgia Bariátrica, para explicar aos nossos leitores o que é a Medicina Ortomolecular e alguns conceitos da nutrologia.
A medicina ortomolecular é reconhecida como pratica medica pelo conselho Federal de medicina, e tem como princípio básico equilibrar o organismo, repondo as substancias que estão em falta e eliminando as que estão em excesso,“A pratica ortomolecular é utilizada dentro das diversa especialidades médicas que toda a medicina engloba, podemos dizer: Prática Ortomolecular em Cardiologia, Prática Ortomolecular em Alergologia, em Gereatria, em Nutrologia, e assim por diante”segundo a Dr liliane Opperman.
A nutrologia pode contribuir para que as pessoas tenham uma vida melhor, por exemplo, se uma pessoa tem uma falta de ferro, ela terá cansaço, apatia, memória ruim, e ao repormos este elemento estes sintomas desaparecerão, portanto muitas substâncias em falta ou em excesso causam um prejuízo na vida de uma determinada pessoa, e ao serem corrigidas, melhoram e muito sua qualidade de vida.
Segundo a Dr. Liliane Opperman, os exames podem ser feitos por sangue, urina, saliva, fio de cabelo, avaliação da corrente elétrica (teste não invasivo), dentre outros.”Muitas faltas ou excessos de substâncias caracterizam uma doença específica, mas nem todos são caracterizados como doenças, mas são alterações que podem ser corrigidas, lembrando que é importante avaliar como um todo”Dr. Liliane Opperman.
Uma prática muito utilizada dentro da Ortomolecular, é a avaliação do estress oxidativo, algo muito pouco discutido na maioria das especialidades médicas, mas extremamente importante, não como doença, mas sim como fator que contribui para o aparecimento de doenças ou dificulta o tratamento convencional de doenças pré existentes.
Segundo a Dr Liliane,  produzir radicais livres é algo necessário dentro da nossa bioquímica, o seu excesso é que vem a ser um problema. Vivemos hoje um momento onde se produz muitos radicais livres e não se ingere ou se absorve muitos antioxidantes, ou seja, respiramos um ar poluído, dormimos pouco, estressamos muito e não ingerimos alimentos nutritivos, e o excesso de “fast foods”, corantes, conservantes, antibióticos, desorganizam a flora intestinal dificultando o aproveitamento dos poucos nutrientes que ainda ingerimos.O excesso de radicais livres provocam morte celular o que aconteceria normalmente porém em um grande quantidade isto é deletério ao organismo, pois a exposição longa e contínua a erros na nossa bioquímica atrapalha o funcionamento de órgãos e sistemas como um todo.
O tratamento ortomolecular engloba todo o organismo, e muitas pessoas acham o tratamento muito caro e acabam desistindo de fazê-lo. A Dr liliane explica, “você já pensou em reformar a sua casa toda de uma vez após anos e anos sem uma manutenção adequada ? Certamente não sairá barato ! Porém, quando a pessoa tem o seu equilíbrio restabelecido, ela trabalha melhor, produz mais e ganha mais. Isto se só pensar pelo lado financeiro, lembrando que ganhar mais não é  só ganhar mais dinheiro, e sim mais saúde e disposição”.
Gostou da nossa dica, mas vale lembrar que alguns cuidados devem ser tomados  antes de procurar um especialista, veja se ele é  Médico, e se tem uma formação em Pós Graduação em Prática Ortomolecular por órgãos reconhecidos.
Mais informações pelo site: www.doutoraliliane.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário