quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Entrevista com Dr. Luiz pinotti

Dr. Luis Pinotti
Por Heidy Silva
Lipoaspiração

Entrevistamos uns dos melhores especialistas em cirurgia plástica, para esclarecer os perigos e os benefícios que a lipoaspiração, procedimento que vem crescendo a cada ano.Mas cuidado, se você pensa em fazer algum tipo de procedimento cirúrgico estético, conheça antes seus prós e contras. A Inovar entrevistou o Dr.Luiz Pinotti, formado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Teresópolis, Dr. Luis Pinotti é um jovem cirurgião plástico que acumula um extenso currículo. Com especialização em cirurgia geral pela Santa Casa de Misericórdia de Campo Grande (MS) e em cirurgia plástica pelo Hospital dos Defeitos da Face de São Paulo, Pinotti busca a atualização constante por meio da participação e apresentação de trabalhos científicos em congressos nacionais e internacionais.
Leia na integra a entrevista com o Dr.Luiz Pinotti:
                               
Inovar: Quais as novidades na cirurgia plástica para deixar as mulheres com o corpo enxuto?
Dr.Pinotti:Acredito que o ideal é associar a lipoaspiração à carboxiterapia no perído pós-operatório. A pele volta mais rápido ao normal e adere mais ao corpo. A lipoaspiração a laser ainda precisa de mais estudos, mas também surge como uma opção interessante.
Inovar: A lipoaspiração é mesmo perigosa?
Dr.Pinotti:Toda cirurgia plástica representa risco. Por isso, é necessário que sejam tomados alguns cuidados, sobretudo na escolha do profissional. Para ser submetida à cirurgia, é necessário que a paciente realize exames e não faça uso de cigarro ou drogas. O cirurgião plástico deve ser habilidoso e experiente, além de solicitar os exames que comprovem que a paciente está apta a ser operada.
Inovar: A lipoaspiração com anestesia local é mais segura? (minilipo, lipolight, HLPA e etc..).
Dr. Pinotti:Lipoaspiração segura é aquela que é feita na paciente correta, assistida por um anestesista, no local adequado e por um cirurgião plástico competente, habilidoso e experiente.
A lipoaspiração somente com anestesia local é uma realidade, mas só funciona para casos em que pouca gordura precisa ser retirada, não ultrapassando 30ml. Pacientes que requerem a retirada de mais gordura deve ser operadas com anestesia peridural ou geral. Mini lipo é igual a mini resultado.
 
Inovar: Qual a diferença entre lipoescultura e lipoaspiração?
Dr.Pinotti:A lipoescultura é o procedimento que associa a lipoaspiração e a lipoenxertia. Ou seja, a lipoaspiração retira a gordura e a lipoenxertia coloca a gordura no local desejado.
 
Inovar: Muitas clínicas estão realizando procedimentos de lipoaspiração com anestesia local. Esses procedimentos têm que ser feitos por cirurgiões plásticos ou os dermatologistas também estão aptos a realizá-los?
Dr.Pinotti:A escolha pela anestesia depende do profissional. No meu caso, costumo optar pela peridural e só realizo o procedimento em hospitais que contam com UTI. Já a internação, pode ser de 12 horas ou 24 horas, de acordo com o horário em que a cirurgia foi realizada. Para diminuir as chances de problemas, é fundamental escolher um cirurgião plástico capacitado e buscar recomendações com pacientes que já foram operadas pelo médico.
Inovar:Como é feita a lipoaspiração?(inclui minilipo, HLPA e etc...)
Dr.Pinotti:Com uma cânula especifica acoplada a um vácuo, o cirurgião plástico faz pequenos furos de 2 mm a 5mm na pele, introduz a cânula no tecido subcutâneo, inicialmente injetando uma substância líquida com anestésico e vasoconstrictor. Em seguida, a gordura local é aspirada. Trata-se de um procedimento que requer bastante habilidade do cirurgião plástico.
Inovar: Quais as indicações e contra-indicações para fazer a lipoaspiração?
Dr.Pinotti:Não há idade para realizar a cirurgia, desde que os exames clínicos estejam em ordem e que não haja problemas com anestesia. Toda paciente que apresenta gordura localizada em pequena ou grande quantidade é uma possível candidata para a lipoaspiração, desde que tenha condições físicas para suportar uma cirurgia.

Inovar: Qual é o tipo de anestesia, tempo de internação e complicações?
Dr.pinotti:O procedimento leva, em média, de duas a três horas. Dependendo da paciente e do volume retirado, pode ser utilizada a anestesia peridural, peridural com sedação ou geral. Os riscos são os de qualquer outra cirurgia: acumulo de sangue, infecção, alteração cardíaca, renal, pulmonar, hepática, cutânea, reação alérgica, fibrose de subcutâneo e anemia aguda, trombose venosa e embolias
Inovar: Como é o pós-operatório?
Dr.Pinotti:O pós-operatório varia de paciente para a paciente. De modo geral, é relatada dor forte nos primeiros quatro dias, além de fraqueza devido ao sangue perdido com a gordura. A recomendação é de que sejam feitas, no mínimo, dez sessões de drenagem linfática em dias alternados. Esse tipo de massagem contribui para a melhoria de fibroses e edemas, que costumam regredir 80% em três semanas e 90% em dois meses. Também é necessário utilizar uma cinta ou malha especial.
Inovar: Quanto tempo demora para ver os resultados?
Dr.Pinotti: O resultado pode ser verificado logo após a cirurgia, mas os edemas e inchaço demoram de um a seis mês para desaparecerem.
Inovar:Quais as dicas para quem quer fazer uma cirurgia plástica?
Dr.Pinotti:Procurar por um cirurgião plástico membro da Sociedade de Cirurgia Plástica;Não usar drogas;Evitar fumar;Fazer dieta antes e depois da cirurgia;Fazer atividade física antes e depois da cirurgia;Fazer drenagem no pós-operatório;Saber as limitações da cirurgia.
Inovar: Existe uma técnica mais segura para se livrar das gordurinhas?
Dr.Pinotti:Academia, dieta, medicação e paciência.
Inovar: E os cremes que prometem acabar com as gordurinhas, realmente funcionam?
Dr.Pinotti:Não funcionam, na verdade nem chegam perto da gordura. Estes cremes ficam retidos nas camadas da pele e nem tocam no subcutâneo( camada das gorduras
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário