quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Artigo Idosos ou velhos? Autora: Bianca domingues


 

 Idosos ou velhos?

Em algumas comunidades, o idoso é muito respeitado e valorizado. Sociedades indianas e chinesas são endêmicas. Dentro de seu sistema familiar e social, os idosos são vistos como a figura mais sábia da família. Entretanto, essa ideologia não é comum no mundo todo, pois diversas pessoas tratam os idosos como se eles fossem lixos da sociedade.
As últimas décadas, a população idosa está crescendo aceleradamente, principalmente em países desenvolvidos. Infelizmente, o respeito e a educação moral não acompanham esse fenômeno. Apesar de a população idosa ser majoritária, ela não é muito respeitada. O que está acontecendo com os valores de cada um?
Geralmente, esse comportamento brusco inicia-se em casa. Filhos adultos abandonam os pais em asilos sem dó e sem piedade. Isso acabada servindo de mau exemplo para os filhos, daqueles que abandonam os pais. Assim, transmite-se a ideia que a capacidade de viver saudavelmente não é democrática perante a idade. Enfim, os pais não estão sabendo como educar seus filhos.
Ultimamente, políticas sociais estão sendo criadas em benefício ao idoso. Vagas em estacionamentos e assentos públicos são grandes progressos. Entretanto, essas vagas quase nunca são respeitadas. Pessoas mal educadas não cedem lugares aos idosos cujos traços em sua face são marcantes, ou seja, o idoso está perdendo seu estamento na sociedade.
Portanto, é necessário mudanças para que não fundem uma ideologia Futurista que deteriorava os idosos. Eles não podem ser vistos como algo diferente, e sim como alguém que ajudou a construir uma nação. Caso algo não seja realizado, os maus-tratos e a má educação feitos contra os idosos serão realizados pelos mesmos filhos de cada um. 
 







Bianca Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário